30 de junho de 2011

Lola Aronovich: A Eterna Parada dos Sem Noção

O texto abaixo é o trecho de uma postagem da professora Lola Aronovich do Blog Escreva Lola Escreva. É um ótimo texto que disserta sobre o falso orgulho de maioria usado por reacionários que tentam se opor ao orgulho de minorias (orgulho homossexual, orgulho negro, orgulho ateu etc.). Recomendo a leitura!

A ETERNA PARADA DOS SEM NOÇÃO
por Lola Aronovich

Hoje é Dia Mundial do Orgulho LGBTTT. Parabéns, pessoal! (o título do post não tem a ver com a Parada Gay!). Tem que se orgulhar mesmo de ser o que é, apesar de o que somos (lésbicas, gays, transexuais, mulheres, negros, gordos, ateus, pessoas com necessidades especiais etc) ser constantemente massacrado pela sociedade através de violência, discursos de ódio, religiões, piadinhas, falta de representatividade, preconceitos, insultos, e até leis contra nós. Apesar do dia 28 de junho ser dedicado ao orgulho LGBT, faço questão de escrever no plural. Todas as minorias são discriminadas. Ao invés de competirmos numa espécie de Olimpíada da Opressão para ver quem sofre mais preconceito, temos mais é que nos unir. E mais: precisamos ter orgulho de estar na companhia de outras minorias igualmente aguerridas. Tod@s nós lutamos por um mundo melhor, livre de preconceitos.

Escrevo isso porque a quarta da semana passada foi uma abominação, um verdadeiro freak show. Nesse dia um deputado paulista sugeriu que fosse fixada uma data pra comemorar o orgulho de ser heterossexual. E imediatamente as absurdas palavras Orgulho Hétero alcançaram o primeiro lugar dos Trending Topics do Twitter. Eu escrevi dois tweetzinhos contra e recebi uma avalanche de críticas (coloco aqui alguns dos melhores momentos. Não é importante quem falou, mas o que foi dito). Em seguida veio a Consciência Branca (alguns dizem que esse foi um TT pra zoar do Orgulho Hétero e do projeto do deputado, mas, como sempre no Twitter, havia gente levando o troço a sério). A primeira pergunta que vem desse pessoal que deseja se orgulhar de ser o padrão, a Verdade e a Luz, costuma ser: puxa, mas se um negro pode usar uma camiseta escrito 100% negro, por que não posso usar uma escrito 100% branco?

É o seguinte: poder até pode. Ninguém vai te fazer tirar a camisa, nem você irá preso por isso. Mas muita gente irá te considerar um completo babaca por vestir tal camisa. Um ignorante mesmo. Sabe por quê?
...

6 de junho de 2011

Quer saber o que é amizade?

Esta não é mais uma notícia de tragédia. Não é mais uma notícia de corrupção, ou de violência... Não!

Esta é uma notícia sobre amizade! 

Uma verdadeira lição de amizade!
 
Estudantes do terceiro ano do ensino médio da escola Rodrigo Cunha, em Governador Valadares (MG), rasparam o cabelo para apoiar um colega de sala que faz tratamento para curar um câncer. Eles organizaram uma bela surpresa para o garoto de 17 anos, que acabou de passar pelas primeiras sessões de quimioterapia. A ação foi filmada no dia 30 de maio de 2011.
Arthur Gonçalves vai tentar vestibular para Engenharia na Universidade Federal de Minas Gerais. Ele enfrenta a doença com o apoio da família e da namorada.
O jovem Arthur foi alertado pelo cabeleireiro que percebeu um caroço na cabeça do garoto. Exames comprovaram a presença de um Sarcoma de Ewing na cabeça.
O sarcoma de Ewing é uma forma de tumor ósseo maligno (câncer nos ossos) que atinge principalmente crianças e adolescentes. É uma forma rara de câncer, e mais frequente em meninos brancos entre 10 e 20 anos.
A ação do corte de cabelo coletivo foi idealizada pelos estudantes, segundo o diretor da escola. Mas ele e mais dois diretores também resolveram cortar os cabelos.
Vejam o vídeo:



Fiquei meio sem ação. Só consegui rir. Quem não ficaria? Não dá pra explicar, não. Me senti acolhido
Arthur Gonçalves

A atitude dos meninos não foi comum. Foi uma coisa tão alto astral. Fizeram para que ele não se sentisse excluído por estar careca
Mãe do Arthur

Resolvemos entrar pelo espírito de solidariedade, em apoio ao aluno e, principalmente, para ele não se sentir diferente da gente. Principalmente por isso. Para ele sentir um clima harmonioso ao regressar às aulas
Diretor da escola Rodrigo Cunha


Fontes consultadas: 

3 de junho de 2011

Para ser feliz

















Se for pra esquentar, que seja no sol;
Se for pra enganar, que seja o estômago;
Se for pra chorar, que se chore de alegria;
Se for pra mentir, que seja a idade;
Se for pra roubar, que se roube um beijo;
Se for pra perder, que se perca o medo;
Se for pra cair, que seja na gandaia;
Se existe guerra, que seja de travesseiros;
Se existe fome, que seja de amor;
Se for pra ser feliz, que seja o tempo todo!!!

Autor Desconhecido

2 de junho de 2011

O que você pode fazer para salvar o planeta

Eu confesso que nem sempre me comporto da maneira mais ecologicamente responsável. Mas acredito que reconhecer isto seja o primeiro passo para a mudança. Ao ignorar assuntos ambientais, você está deixando de cuidar da sua própria vida. A sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente estão diretamente relacionados. Informe-se e faça a sua parte. Você vai ver que, com pequenas atitudes, poderá construir um mundo muito melhor.
Algumas dicas simples (mas que podem fazer a difereça)para você usar no seu dia-a-dia:


Use sacolas recicláveis
Dica: utilizando sacola retornável, você poupa recursos naturais e energia que seriam gastos para a fabricação de sacolas de papel ou de plástico. Hoje, no mundo, a produção anual de sacolas plásticas gira em torno de um trilhão. No Brasil, é de aproximadamente 12 a 18 bilhões de unidades por ano. Por mais que se produzam sacolas com tempo de degradação menor, a reutilização é, sem dúvida, a melhor opção. Utilize sacola retornável. A propósito, você já tem uma?

Dê preferência a produtos com embalagens recicláveis ou com refil
Dica: quanto menos lixo você produzir, melhor. Quanto mais desse lixo você conseguir reciclar, melhor ainda. Repense, reaproveite, recicle.

Evite consumismo exagerado
Dica: o consumo exagerado aumenta o uso dos recursos naturais e a destruição de habitats. Seja consciente. Assim, você colabora com o bem-estar das atuais e futuras gerações.

Gaste menos tempo no banho
Dica: um banho de 15 minutos consome cerca de 135 litros de água. Um de 5 minutos, apenas 45 litros. Uma torneira pingando pode gastar 2.068 litros de água em 24 horas. Banhos rápidos, torneira fechada ao ensaboar louças e consertos de vazamentos ajudam a conservar a água, um recurso essencial à vida.

Faça o descarte seletivo do seu lixo
Dica: deposite seu lixo nos locais adequados. Assim, você contribui para diminuir os “lixões” ou aterros sanitários. Lembre-se: lixo é o material considerado inútil, supérfluo, sem valor, mas parte dele pode ter utilidade.

Não jogue óleo de fritura na pia
Dica: quando o óleo de cozinha é descartado na pia, ele pode se espalhar na superfície de rios e lagos, prejudicando as espécies que vivem nesses ambientes. Evitar isso é simples: armazene o óleo em um recipiente de vidro ou garrafa pet para entregá-lo na coleta de lixo ou em postos especializados.

Opte por produtos com selo de consumo de energia
Dica: quando for comprar um fogão, geladeira ou qualquer eletrodoméstico, procure sempre pelo selo de eficiência energética. Além de beneficiar o meio ambiente, você economiza na conta, no final do mês.

Ao se afastar do seu computador, desligue o monitor
Dica: desligue o monitor no horário de almoço. E, no fim do expediente, todos os aparelhos, inclusive fotocopiadoras, impressoras, scanner etc. Em casa, o último a dormir desliga não apenas a luz, mas todos os eletrônicos.

Reduza o desperdício de energia em sua casa
Dica: o sistema de stand by é responsável por cerca de 7,5% do consumo de energia dos aparelhos eletrônicos. Então, olha a dica: não usou, desligou!

Imprima somente o indispensável
Dica: avalie se realmente é preciso imprimir, mesmo que com papel reciclado. Use sempre os dois lados da folha. Prefira a agenda para pequenas anotações.

Economize combustível do seu veículo
Dica: com atitudes simples, você pode usar menos combustível. O tamanho e a potência do veículo não são os únicos fatores importantes. Pneus calibrados e motor regulado também influenciam muito. Motoristas tranquilos são seguros no trânsito e mais ecoeficientes.

Fique atento aos temas ambientais
Dica: sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente estão diretamente relacionados. Ter consciência disso é o primeiro passo. Converse sobre o tema e faça a sua parte. Com as informações certas, você pode contribuir para um futuro bom para todos.