27 de junho de 2012

Leia os Clássicos


Martha Mendonça publicou recentemente no site da Revista Época uma matéria muito interessante sobre a leitura de livros clássicos.
O texto busca incentivar a leitura destes livros que, segundo o historiador e professor de literatura Joel Rufino dos Santos, “sintetizam, de tempos em tempos, o que a humanidade acumulou de saber”.
Martha defende que os clássicos são “livros tão impressionantes – em forma e conteúdo – que, mesmo falando sobre um microcosmo, revelam sentido para a existência humana, de forma universal, não importam o tempo, o idioma ou o período em que foram escritos.”
A presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Ana Maria Machado argumenta que um livro clássico “é uma parcela do Patrimônio da Humanidade.” Já Júlio França, professor de teoria da literatura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, salienta que os “clássicos transcendem o tempo em que foram escritos e ampliam nossa visão do mundo”.
O artigo traz uma lista compilada por cinco estudiosos de literatura com indicações de leitura dividida em três partes: “uma básica, com obras que podem inserir o leitor num tipo de texto clássico, mas bastante acessível. Outra, um pouco mais complexa. E, a última, de livros considerados desafiadores.”
Para a elaboração da lista, foram considerados os seguintes critérios:

  • Apenas romances;
  • Diversidade (diferentes estilos, nacionalidades, enredos e períodos);
  • Apenas uma obra por autor;
  • Obras a partir de 1970 não entraram na lista, por estar, talvez, ainda maturando no caminho de se tornar clássicos da humanidade.

Martha Mendonça finaliza o texto com a seguinte reflexão: “O importante é começar. Ler bons livros melhora o vocabulário, dá referências de qualidade, traz novas ideias para o trabalho e para a vida. E – como se tudo isso não bastasse – ainda diverte.” 

Segue abaixo figura com a lista completa:

 
 
 

Ideias sustentáveis

Amigos, na maioria das vezes aquilo que vai para o lixo poderia ser reaproveitado e se transformar em objetos e utensílios práticos e úteis, além de deixar de poluir o nosso planeta. Vejam abaixo algumas dicas de reaproveitamento de materiais: